Rádio Gospel Chamas Vivas

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

Cidade onde estão

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A varias maneiras de Deus falar


Deus fala ....
A sagrada Escritura ensina que Yahweh ou Aquele que é, o Eu sou que é o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, e que é o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, é um Deus que fala ao homem também mediante sonhos, visões e com uma voz audível sem o auxílio de sonhos e visões. A Sagrada Escritura, de facto, no seu interior contém muitos sonhos e muitas visões dados por Deus a muitos na antiguidade, como também muitos casos em que Deus falou fazendo ouvir uma voz. Quando digo na antiguidade refiro-me quer ao período antes da vinda de Cristo (para nos entendermos aquele que começou desde a criação de Adão até ao nascimento de Cristo), quer ao período durante o qual Cristo viveu sobre a terra e àquele após a vinda de Cristo que no que concerne à Escritura chega aproximadamente ao ano 90 quando João em visão viu e ouviu todas aquelas coisas que pôs por escrito no livro do Apocalipse.
Expliquemos agora o que é um sonho e o que é uma visão, e em que consiste uma revelação, e algumas das circunstâncias em que Deus as deu na antiguidade (o período de tempo que vai desde a criação a aproximadamente o ano 90 depois de Cristo).
Os sonhos
Um sonho divino é um sonho que Deus dá em algumas circunstâncias ao homem enquanto este dorme. Sendo um sonho só se pode portanto receber enquanto se dorme. Não existem ‘sonhos de olhos abertos’, isto é, enquanto se está acordado. Enquanto se está acordado, como veremos a seguir, se podem receber somente visões; ou, quando Deus quer, pode-se ouvir uma voz divina falar de maneira audível sem porém ver nada, como acontecia frequentemente aos antigos profetas de Deus que ouviam a voz de Deus falar-lhes enquanto estavam plenamente acordados e sem nenhuma visão. Neste caso nos encontramos perante uma revelação. Quero todavia precisar que com base na Escritura uma revelação pode-se receber também em sonho ou em visão.
Voltemos aos sonhos, todo o ser humano sonha quando dorme, e entre os sonhos que tem podem haver alguns que são de Deus, digo que podem haver porque obviamente isso depende de Deus. Isto vale tanto no caso dos crentes como dos incrédulos.
Abrão caiu num profundo sono durante o qual Deus lhe preanunciou que os seus descendentes habitariam como estrangeiros numa terra alheia, e ali seriam escravos por quatrocentos anos, e depois Deus julgaria aquela nação de que seriam escravos e eles partiriam dela com grandes riquezas (cfr. Gen. 15:12-16).
Deus veio de noite num sonho ao rei Abimeleque para dizer-lhe que a mulher que tinha tomado, ou seja, Sara, tinha marido e por isso a devia restituir a Abraão, e que no caso de não a restituir ele morreria com toda a sua casa (cfr. Gen. 20:1-7).
Jacó teve um sonho enquanto ia em direcção a Harã, em que viu uma escada apoiada na terra, cujo topo chegava ao céu, e os anjos de Deus que subiam e desciam pela escada, e depois Deus também lhe falou (cfr. Gen. 28:10-22).
Jacó enquanto servia Labão teve um sonho em que Deus lhe mostrou como tinha visto tudo aquilo que Labão lhe fazia, e lhe ordenou que voltasse para a sua terra natal (cfr. Gen. 31:10-13).
Deus veio num sonho a Labão, enquanto este seguia atrás de Jacó, e disse-lhe que não falasse a Jacó nem bem nem mal. (cfr. Gen. 31:22-25).
José, filho de Jacó, teve sonhos em que Deus lhe preanunciou que os seus irmãos se prostrariam um dia diante dele (cfr. Gen. 37:5-11).
Enquanto José estava na prisão no Egipto, o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros que tinham sido postos no cárcere onde José estava preso por terem ofendido Faraó, tiveram ambos na mesma noite um sonho, um sonho cada um, em que Deus lhes preanunciou o que lhes aconteceria dentro de três dias, estes sonhos foram interpretados por José e as coisas aconteceram conforme a sua interpretação (cfr. Gen. 40:1-22).
Faraó, enquanto José estava na prisão, teve dois sonhos em que Deus lhe preanunciou sete anos de abundância e sete anos de fome; também neste caso os sonhos foram interpretados por José que Faraó fez sair da prisão para interpretar estes seus sonhos (cfr. Gen. 41:1-36).
No tempo dos Juízes, mais precisamente no tempo de Gideão, quando este estava para descer contra o arraial de Midiã, Deus lhe disse para descer ao arraial de Midiã e ouvir o que diziam. Ele obedeceu e quando chegou ao arraial ouviu um homem que contava ao seu companheiro um sonho tido na noite em que tinha visto um pão torrado, de cevada rolar sobre o arraial de Midiã, bater na tenda de modo a fazê-la cair, e a virá-la; este pão de cevada, segundo a interpretação dada pelo companheiro, era a espada de Gideão em cujas mãos Deus tinha dado Midiã e todo o arraial. Este sonho foi uma confirmação para Gideão que Deus lhe tinha dado nas mãos o arraial de Midiã e lhe fortaleceu as mãos (cfr. Juízes 7:9-18).
O rei Salomão teve um sonho em que lhe apareceu Deus e lhe disse para pedir-lhe o que quisesse e Salomão lhe pediu um coração sábio (cfr. 1 Re 3:4-15).
Nabucodonosor, rei de Babilónia, teve um sonho em que Deus lhe mostrou os reinos que se sucederiam após o seu (cfr. Dan. 2:1-49), este sonho lhe foi interpretado por Daniel. Ainda este rei teve um sonho em que Deus lhe mostrou o juízo que executaria sobre ele por se ter ensoberbecido em seu coração (cfr. Dan. 4:1-37), também neste caso o sonho foi interpretado por Daniel.
José, o marido de Maria, teve um sonho precisamente quando se preparava para deixar secretamente Maria (porque ela estava grávida), e neste sonho apareceu-lhe um anjo do Senhor que lhe disse para não preocupar-se de tomar por mulher Maria pois o que nela estava gerado era do Espírito Santo (cfr. Mat. 1:18-25).
Os magos vindos do Oriente, após ter encontrado o menino Jesus e tê-lo adorado, receberam um sonho da parte de Deus em que Deus lhes disse para não tornarem a passar por Herodes (cfr. Mat. 2:12).
José teve um outro sonho em que um anjo do Senhor lhe disse para fugir para o Egipto com Maria e o menino Jesus e para permanecer ali até que ele não lhe dissesse para voltar para Israel (cfr. Mat. 2:13-15).
Ainda José, enquanto estava no Egipto, depois que Herodes morreu, recebeu um outro sonho em que um anjo do Senhor ordenou-lhe que voltasse para Israel (cfr. Mat. 2:19-21). E quando voltou a Israel, dado que na Judeia reinava Arquelau em lugar de Herodes, foi divinamente avisado em sonho e foi habitar para a Galileia (cfr. Mat. 2:22-23).
As visões
A visão é uma manifestação divina em que subitamente Deus faz ver e por vezes também ouvir coisas. As visões podem ser nocturnas e diurnas, isto é, podem ter-se quer de noite, quer de dia; mais, podem ser recebidas quer de olhos fechados, quer de olhos abertos.
As visões transcritas na Bíblia são muito mais numerosas do que os sonhos; limitar-me-ei a recordar apenas algumas delas.
Abrão recebeu uma visão em que Deus lhe falou e lhe disse que a sua recompensa seria grandíssima (cfr. Gen. 15:1-3).
Moisés teve uma visão em Horebe, em que lhe apareceu o anjo do Senhor que o enviou ao Egipto para libertar o povo de Israel (cfr. Ex. 3:1-22).
O profeta Isaías viu o Senhor dos Exércitos assentado sobre um alto e sublime trono e por cima dele estavam serafins, e Deus lhe falou e o enviou a profetizar ao seu povo (cfr. Is. 6:1-13).
O profeta Ezequiel teve visões celestiais em que viu entre outras coisas os querubins e Deus que estava assentado sobre um trono por cima deles, e nas quais Deus lhe falou e o enviou a profetizar contra o seu povo. Em algumas destas visões Deus lhe mostrou em visão também as obras abomináveis que muitos no meio do seu povo faziam (cfr. Ez. cap. 1-8).
Daniel teve várias visões em que Deus lhe predisse eventos futuros (cfr. Dan. cap. 7,8,9,10).
Pedro, Tiago e João, enquanto se encontravam no monte santo, tiveram uma visão celestial em que viram Moisés e Elias falar com Jesus que tinha sido transfigurado na sua presença, e também ouviram uma voz do céu (cfr. Mat. 17:1-13).
Jesus enquanto estava em oração no Getsêmani teve a visão de um santo anjo que lhe apareceu para confortá-lo (cfr. Lucas 22:43).
Zacarias, o pai de João Baptista, teve uma visão enquanto se encontrava no templo, nesta visão um anjo de Deus lhe preanunciou o nascimento de João (cfr. Lucas 1:5-22).
Maria, enquanto estava desposada com José, teve uma visão em que lhe apareceu o anjo Gabriel que lhe preanunciou que ela daria à luz um filho que seria chamado Filho do Altíssimo (cfr. Lucas 1:26-38).
As mulheres que tinham ido ao sepulcro para ir embalsamar Jesus tiveram uma visão de anjos que lhes disseram que Jesus tinha ressuscitado dentre os mortos (cfr. Mat. 28:1-7; Mar. 16:1-7; Lucas 24:1-12).
Saulo de Tarso, chamado Paulo, enquanto ia para Damasco para prender os santos e levá-los presos para Jerusalém, teve uma visão celestial em que lhe apareceu Jesus Cristo e lhe falou constituindo-o seu ministro (cfr. Actos 9:1-6; 22:6-10; 26:12-19).
Paulo, enquanto se encontrava cego em Damasco, em oração viu em visão um homem de nome Ananias entrar na casa em que ele estava e impor-lhe as mãos para que recuperasse a vista (cfr. Actos 9:10-16). Ainda Paulo, enquanto orava no templo de Jerusalém, foi arrebatado em êxtase e viu Jesus que lhe falou (cfr. Actos 22:17-21). Paulo durante a segunda viagem missionária, enquanto se encontrava em Trôade, de noite teve uma visão em que um homem macedónio suplicava-lhe que passasse à Macedónia e que os socorresse (cfr. Actos 16:9-10). Paulo em Corinto teve de noite uma visão em que o Senhor lhe falou e lhe disse que não temesse mas que falasse e que não ficasse calado porque ninguém lhe poria as mãos em cima para fazer-lhe mal (Actos 18:9-10). Paulo enquanto se encontrava no navio que o estava levando para Roma teve uma visão de um anjo que lhe falou e lhe disse que não devia temer pois Deus lhe tinha dado todos os que estavam com ele (cfr. Actos 27:21-25).
Cornélio, que nesse tempo ainda não estava salvo, um dia enquanto orava viu em visão um anjo do Senhor que lhe disse para mandar chamar Pedro que lhe falaria de coisas pelas quais seria salvo ele e a sua casa (cfr. Actos 10:1-8; 11:13-14).
Autor:Giacinto Butindaro









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor deixe seus comentarios que respoderei a todos

Sejam bem vindos

É um prazer compartilhar desse trabalho sobre sonhos , que possamos,está aprendendo um com o outro,fique a vontade.
Deus te abençoe

Se precisar de Conselhos e uma Oração
Ligue para 73-91141950 operadora Tim ou para 73-81291926

Pr: Fábio Silva

Se Desejar cooperar com está obra
deposite nesta conta

Ajude a Igreja Chamas Vivas Sobre o Altar,crescer
Contribua com a sua oferta.

Banco Bradesco

Agencia 3066 Conta 171 Digito 6

Igreja chamas Vivas Sobre o Altar.

Que Deus recompense a vida de todos que ajudarem a obra com amor.

visitem o site do busca pé lá você vai encontra tudo o que está procurando

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Parceria

O que Você acha do blog de Fábio?

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

interprete de sonho

parceiro

Obrigado pela Visita

vendas

http://www.datahosting.com.br/afiliados/ok.php?id=4553

Obrigado pela visita


Revenda de Hospedagem

Google Mapa






Pesquisar este blog

Postagens populares